Estatísticas de processos administrativos no CRM-Pa: Defesa de médicos em Belém do Pará

Estatísticas de processos administrativos no CRM-Pa: Defesa de médicos em Belém do Pará

14 de agosto de 2020 Sem categoria 0

Os médicos tornaram-se alvos de ações judiciais envolvendo diversas temáticas, principalmente quando se trata de erro médico. Esse tipo de ação vem ganhando cada vez mais notoriedade no judiciário, haja vista as várias ações movidas contra os profissionais da área da saúde.

Acontece, porém, que trata-se de um assunto um tanto complexo, tendo em vista que para que o médico seja acusado de cometer algo ilícito, a culpa deve ficar comprovada, isto é, deve ser corroborado no judiciário que o profissional foi imperito, imprudente ou negligente.

Diante disso, é importante destacar alguns números referentes a isso, para que fique explícito as áreas médicas que mais precisam de defesa por um advogado especialista. Um artigo realizado por discentes e médicos que tem como título “natureza e especialidades envolvidas nas denúncias sobre erros médicos que originaram processos éticos-profissionais no Conselho Regional de Medicina do Estado do Pará”, estudou qual foi a natureza das denúncias que deram origem ao Processo Ético Profissional. Esse estudo tem como base a cidade de Belém, com números colhidos do CRM  do Pará.

Chegou-se à conclusão de que de 2006 a 2008, as cinco áreas com maior percentual foram:

Diante disso, o gráfico acima foi adaptado ante os dados trazidos pelo artigo, isto é, foi feito uma média dos percentuais de 2006 a 2008 e chegou-se a conclusão que a maior causa de origem de processo ético se originou de negligência, imprudência ou imperícia. Portanto, de 2006 a 2008, a maior demanda de erro médico adveio disso, seguido por atendimento em saúde da mulher.

Outro gráfico trazido pelo artigo diz respeito às especialidades médicas que mais sofreram processos. Sendo assim, listamos as cinco áreas do total trazido pelo artigo, as quais são:

Portanto, fazendo um confronto entre as causas de maior percentual de processos e as áreas de especialidades que mais sofreram com processos, percebe-se que as mulheres foram a maiores autoras de denúncias de erro médico.

Caso você ainda tenha dúvidas em relação a erro médico ou mesmo sobre processo administrativo, já temos materiais sobre esse assunto.

Sendo assim, neste momento é fundamental a consulta, o auxílio e a representação de um Escritório de Advocacia especializado no Direito da Saúde, porque, além de detentor do conhecimento teórico e pragmático pertinente aos casos concretos ínsitos a esta área tão diferente e especial, os profissionais que irão representá-lo estarão completamente sensíveis a este episódio de estresse pessoal que abala a homeostase da carreira de um médico responsável e comprometido. 

Fontes:

 SILVA, José Antonio Cordero da; BRITO, Marcus Vinícius Henriques de; BRITO, Nathalya Botelho; GONÇALVES, Renyer dos Santos; FONSECA, Sérgio Nicolas Santana da; OLIVEIRA, Antônio Jorge Barbosa de. Natureza e especialidades envolvidas nas denúncias sobre erros médicos que originaram processos éticos-profissionais no Conselho Regional de Medicina do Estado do Pará. Journal Of Health Sciences, [S.l.], v. 12, n. 2, p. 27-29, jul. 2015.



Envie Seu Caso Para Análise

Relate  como foi a situação que gerou a negativa de tratamento pelo plano de saúde,​ para ter seu caso analisado por advogados especialistas.

verificaremos a viabilidade da sua demanda

Obtenha a análise

 

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá, como posso ajudar?
Powered by