Modalidades da Telemedicina:Teleconsulta, Teleinterconsulta, Telediagnóstico, Telecirurgia, Teletriagem médica, Telemonitoramento, Teleorientação, Teleconsultoria.

Modalidades da Telemedicina:Teleconsulta, Teleinterconsulta, Telediagnóstico, Telecirurgia, Teletriagem médica, Telemonitoramento, Teleorientação, Teleconsultoria.

24 de julho de 2020 Sem categoria 0

Com a crescente informatização, as pessoas estão se adaptando a uma nova realidade trazida pela era digital. Se antes tudo era realizado presencialmente; hoje, a maioria dos serviços e atividades são prestados à distância como, por exemplo, educação à distância, trabalho à distância, cursos à distância. 

Sendo assim, com a medicina não seria diferente, ainda mais depois da pandemia de Covid-19, a qual obrigou as pessoas a se adaptarem a um novo paradigma: a telemedicina.

A telemedicina trata-se de uma área da telessaúde que disponibiliza diversos serviços à distância como, consultas, por exemplo. Sendo assim, a telemedicina é uma nova modalidade que promove assistência a pacientes de forma online e está disposto pela resolução CFM nº 2.227/2018, a qual é conceituada no artigo 1º da resolução:

Art. 1º Definir a telemedicina como o exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde. 

Dito isto, a telemedicina se divide em várias modalidades, como segue:

1- Teleconsulta: trata-se de uma consulta realizada online, ou seja, o paciente e o médico não se encontram fisicamente, mas através de videoconferência, utilizando computadores, tablets ou celulares. 

2- Teleinterconsulta: é um método em que médicos trocam informações e opiniões para o auxílio diagnóstico e terapêutico, clínico ou cirúrgico. É importante ressaltar que essa troca de informações e opiniões pode ser feita com ou sem a presença do paciente.

3- Telediagnóstico: o telediagnóstico utiliza de tecnologia moderna para a  transmissão de gráficos, de imagens e pareceres médicos, a fim de agilizar a emissão de um laudo médico.

4- Telecirurgia: trata-se de um procedimento que tem como objetivo a realização de procedimento cirúrgico à distância, através de equipamentos robóticos guiado pelo médico executor, em espaços físicos diferentes, devendo a cirurgia ser acompanhada por outro cirurgião local.

5- Teletriagem médica: é um procedimento à distância que visa avaliar os sintomas apresentados pelo paciente para que o mesmo seja direcionado a uma assistência ou especialista adequado.

6- Telemonitoramento: trata-se de um monitoramento realizado à distância por meio de imagens, sinais e dados transmitidos  de equipamentos implantados em pacientes que estão internados em hospital ou em seu próprio domicílio. Esse tipo de monitoramento é muito utilizado em idosos ou no translado de pacientes em percurso para um estabelecimento de saúde.

7- Teleorientação: é o ato médico à distância para preenchimento de declaração de saúde e/ou para adesão a plano privado de saúde.

8- Teleconsultoria: é um ato realizado de consultoria realizado entre médicos e gestores, profissionais e trabalhadores de saúde a fim de esclarecimento de dúvidas relacionadas a ações de saúde e questões de processo de trabalho.

Se você quiser saber mais detalhes sobre esse assunto, ou tiver alguma dúvida, entre em contato, ficaremos felizes em solucionar suas questões. Gostou deste artigo? Não deixe de compartilhar com outras pessoas!

Envie Seu Caso Para Análise

Relate  como foi a situação que gerou a negativa de tratamento pelo plano de saúde,​ para ter seu caso analisado por advogados especialistas.

verificaremos a viabilidade da sua demanda

Obtenha a análise

 

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá, como posso ajudar?
Powered by